SICC começa a movimentar o mundo do calçado na próxima semana em Gramado (RS)

Feira lança as coleções primavera/verão a mais importante do ano em termos de comercialização.
Na próxima semana, de 13 a 15 de maio, em Gramado (RS), no Centro de Eventos do Serra Park, acontece o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, com a exposição das principais coleções primavera/verão de 220 marcas. A expectativa tanto da indústria como do varejo é que este será o momento nervoso da comercialização anual, já que estes lançamentos para a temporada quente do ano representam cerca de 70% dos negócios setoriais. “E este é o momento certo para compras, pois com o resultado das vendas do Dia das Mães, o lojista deve vir bem animado para conhecer e comprar as novas coleções, diz Roberta Pletsch, diretora da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira.
Com este mesmo otimismo está a lojista baiana Rosângela Oliveira da Silva, da Aredda, com lojas em cidades de Ipirá, Feira de Santana, e Brasília que assegura que vem ao Rio Grande do Sul com excelentes expectativas de compras já que a feira sempre oferece um mix de opções para montar vitrines e estoques qualificados. “Participamos de todas as edições do SICC, o que contribuiu muito para o crescimento dos nossos negócios. Em Gramado, além do trabalho, o ambiente apresenta toda uma atmosfera para estreitar o networking.”, diz ela. Arremata afirmando, “temos a chance de confraternizar à noite: quando trocamos o talão e a caneta, pela tábua de frios e uma taça de vinho sempre acompanhada de boas conversas”, diz ela.
Os Expositores
Marcas renomadas da indústria avalizam este evento com calçados e acessórios especialmente desenvolvidos para a próxima temporada. Entre elas estão: Beira Rio, Grendene, Lia Line, Bebecê, Orcade, Werner, Ferracini, Opananken, Jota Pe, Ferrucci, Bottero, Kipling, Cravo e Canela, Penalty, Ala/Zatz, WJ Acessórios, Bloompy, Novopé, Mormaii, La Femme, Rafitthy, entre outras. “As presenças destas marcas expressivas garantem o abastecimento do comércio especializado, oferecendo ao lojista uma oportunidade ímpar de efetuar compras para o segundo semestre do ano, apresentando as tendências de moda ao consumidor final”, diz Roberta Pletsch. Ela destaca ainda as participações de dois grupos de micro e pequenas empresas: a Estação Moda RS, e o Três Coroas Shoes. As empresas destes grupos sempre dão um toque especial nas feiras com produtos exclusivos e de muita criatividade.
A expectativa é de bons negócios como diz Mateus Guiraldelli, coordenador de venda da Jota Pe, que pretende ampliar a carteira de clientes da fábrica. Da mesma opinião é Ina Rocha, diretora de Estilo da Cravo e Canela, que espera que a feira amplifique a visibilidade da marca, estabelecendo novas conexões com o mercado.
As atrações
Nesta 31° edição do SICC, o eMerkator Talks promove palestras com especialistas setoriais, unindo tendências de moda, tecnologia, comportamento de consumo e gestão de negócios. A grade de palestras é focada em oferecer insights práticos e soluções reais para o dia a dia das lojas e marcas do setor. “Estamos ao lado do varejo oferecendo conteúdos que possam apontar novos caminhos para o incremento dos negócios a curto e médio prazos. Temos consciência que uma feira que reúne um segmento tão importante, o qual gera milhares de empregos tanto na indústria quanto no comércio, não pode se restringir em apenas uma ponta do processo de comercialização é necessário oferecer ferramentas que possam inspirar expositores, lojistas e visitantes”, diz Roberta Pletsch, diretora da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da feira. A grade da programação está no link https://www.sicc.com.br/pt/emerkatortalks
Outra atração da feira será o Museu Nacional do Calçado (MNC) que vai expor uma seleção única de calçados e acessórios, mostrando peças temática da coleção Stravaganza. “A extravagância surge quando a imaginação anda de mãos dadas com os sonhos, se transformando, assim, em arte e inspirando calçados únicos”, define Ida Helena Thön, coordenadora do MNC. Exemplo deste encontro, onde a moda de Elsa Schiaparelli e a arte Pablo Picasso, as luvas com unhas (1935), podem ter sido o ponto de partida para o calçado da gaúcha Daisi de Paula (1990), que segue em imagem em anexo.
Serviço:
Público: Industriais, lojistas e visitantes.
Horário: Das 9h às 19h.
Expositores: 220 marcas de calçados e acessórios.
Visitantes: Expectativa de 8 mil pessoas nos três dias de feira.
PROMOTORA - A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.